domingo, 15 de novembro de 2009

PLANO DE AULA - HISTÓRIA E GEOGRAFIA


Escola: EM “Mundo Encantado”

Docentes: Célia Regina e Thaís Andressa

2º Série do Ensino Fundamental

Turma: A

Disciplinas: História e Geografia

Carga horária: 3 horas

Tema: A presença indígena na região de São José do Rio Preto / SP

Eixos Temáticos: História: História local e do cotidiano - Geografia: O estudo da paisagem local

OBJETIVOS:

• Caracterizar o modo de vida de uma coletividade indígena, que vive ou viveu na região, distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e religiosas;

• Identificar diferenças culturais entre o modo de vida de sua localidade e o da comunidade indígena estudada;

• Estabelecer relações entre o presente e o passado;
• Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
• Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressarem e no lazer.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

História dos índios que viveram em nossa região

• Qual era a tribo que habitava em nossa região;

• Como viviam: sua cultura, costumes, religião e vocabulário;

• Como era o meio ambiente e qual sua transformação pós chegada do homem não índio.

As contribuições do povo indígena Apapocúva Guarani em nossa região

• A importância do respeito, e preservação da natureza;

• Artesanato; alimentação e vocabulário.

A identidade do povo indígena Apapócuva Guarani

• O respeito a sua etnia;

• As semelhanças e diferenças com outras etnias indígenas;

• As diferenças entre os homens índios e homens não índios e seus espaços vividos.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:

1ª ETAPA: (30 MIN)
A aula iniciará com a leitura do livro Os Óculos do Pajé que conta a história da tribo Apapocúva Guarani, que habitava em nossa região.

2º ETAPA: (50 min)
Professor e alunos comentarão a história, com os alunos falando o que entenderam da leitura do livro Os Óculos do Pajé, e qual a relação da história contada, com o que eles já sabem sobre os índios. Em seguida cada aluno receberá a palavra cruzada: “Vocabulário Guarani Apapocúva” e resolverão juntos com o professor.

3º ETAPA: (30 min)
Com o auxílio do texto de apoio A Solidariedade dos Povos Indígenas, o professor explicará aos alunos a importância de se respeitar as etnias, as diferenças e semelhanças que existem entre os povos indígenas. Depois cada aluno receberá o caça-palavras: “Etnias Tupi - Guarani” e resolverão juntos com o professor.

4ª ETAPA: (50 min)
Leitura da poesia Civilização, após a leitura, professor e os alunos debaterão cada verso, apontando as diferenças entre o homem índio e o homem não índio e a vida nas aldeias com as das grandes cidades.

5ª ETAPA: (20 min)
Explicação da tarefa: Reescrever a história Os Óculos do Pajé, utilizando as folhas com desenhos tirados do mesmo livro.
Prazo de entrega: 3 dias

RECURSOS DIDÁTICOS:
• Sala de aula
• Lousa
• Giz
• Livro: Os Óculos do Pajé
• Poesia: Civilização
• A Solidariedade dos Povos Indígenas - Texto de Apoio
• Caça-Palavras: Etnias Tupi - Guarani
• Palavras-cruzadas: Vocabulário Guarani Apapocúva
• Folhas com desenhos tirados do livro Os Óculos do Pajé

AVALIAÇÃO:

Através da participação ativa em sala de aula e da reescrita da história “Os Óculos do Pajé” o aluno será avaliado, no seu entendimento sobre: as diferenças existentes entre a vida do homem índio e do homem não índio, o respeito às diversas culturas diferentes e as contribuições deixadas pelo povo Apapocúva Guarani na região de São José do Rio Preto. Nessa avaliação o aluno também deverá saber distinguir as transformações ocorridas no meio ambiente através dos tempos e a importância da preservação do meio ambiente, para melhora na qualidade de vida da sociedade em que está inserido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 2000.166p.

PINHEIRO, Níminon Suzel. Os Óculos do Pajé. São José do Rio Preto: Editora Ativa, 2003.

Complementar:

Documentos Escritos:

FRAGATA, Cláudio. "Civilização". In: Revista Recreio. São Paulo: Abril, Ano 4, no 162, 17/04/2003, p. 12.

KRENAK, Ailton. A solidariedade dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Tempo e Presença, maio/87, p. 21.

ATIVIDADES:




























DESENHOS PARA PINTAR:
Estas ilustrações fazem parte do livro O Óculos do Pajé e foram feitas por: Daisy Estrá










2 comentários:

  1. Cara Célia,
    Cara Thaís,

    Fiquei muito feliz em ver o resultado do trabalho de vocês, realizado sob a orientação da Profª. Níminon. PARABÉNS!

    O profissionalismo dos professores e o interesse e a responsabilidade dos alunos de nossa Instituição fazem com que ela (UNIRP) mereça o reconhecimento, público e privado. A começar pela excelência dos conceitos obtidos junto aos órgãos regulatórios por ocasião das avaliações com vistas ao reconhecimento ou renovação de reconhecimento de seus Cursos, e, mais recentemente pelo conceito máximo que lhe foi atribuído na avaliação a que se submeteu (feita in loco, em dezembro de 2006) com vistas ao seu recredenciamento. Depois, pelos prêmios nacionais ou estaduais outorgados por órgãos e instituições representativos do meio acadêmico. Para citar alguns exemplos: TOP Educacional Professor Mário Palmério, Prêmio Nacional de Gestão Educacional – PNGE, Prêmio Cidadania Sem Fronteiras 2009 - Edição Nacional, Concurso Nacional de Jingle, FESTUP. Neste ano de 2009, merece destaque as quatros estrelas recebidas pelo curso de vocês (Pedagogia) no Guia do Estudante, da editora Abril.

    Pela qualidade de seu ensino a UNIRP, em 2008 e 2009, foi classificada como empresa campeã no segmento comercial “Instituição Privada de Ensino Superior”, na pesquisa “Top of Mind”, realizada pelo grupo Melhores & Cia e pela empresa ECC Júnior da UNESP de Araraquara.

    Profª. Suely Aparecida Cury Tawil
    Coordenadora de Extensão e Cultura da UNIRP

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  2. Pessoal o estudo ficou ótimo. Parabéns! 'Tenho certeza que será um trabalho muito útil para muito s outros professores. Bjs da Prof.

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